Se pretender enviar uma pergunta ou fazer algum comentário.
 
Comunicação
Linguagem
Fala    
Articulação    
Voz    
Fluência
Motricidade Orofacial  Deglutição / Mastigação
 
Copyright 2014-2016  TerapiadaFala.eu     
Terapia da Fala

Contacte-me por e-mail

Atraso do Desenvolvimento da Linguagem

Crianças que começam a falar mais tarde e seguem as etapas de desenvolvimento da linguagem mas de uma forma mais lenta. Pode ser ligeiro, severo ou grave.
Pode resultar de fatores sócio-ambientais (falta de estimulação, excesso de proteção, meio sócio-cultural, gémeos...), fatores orgânicos (cegueira, surdez, atraso global do desenvolvimento, deficiência mental, trissomia 21, outros síndromes…).

Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem
Crianças cujo Q.I. não verbal não corresponde ao seu nível da linguagem (abaixo do esperado).

Perturbações da leitura e escrita

Dislexia: Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita, em consequência de atrasos da maturação que afetam o estabelecimento de relações espácio-temporais, a área motora, a capacidade de discriminação percetivo-visual, os processos simbólicos, a atenção e a capacidade numérica e/ou a competência social e pessoal, em crianças que apresentam um desenvolvimento adequado parea a idade e aptidões intelectuais normais.

Disgrafia: Perturbação funcional que afeta a qualidade da escrita, relativamente ao traçado e à grafia.

Disortografia: Conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. Estes erros ocorrem sistematicamente, podendo mesmo tornar ininteligível a escrita.

Perturbações Adquiridas da Linguagem

Perturbação da expressão e/ou da compreensão da linguagem causada por uma lesão cerebral.Uma lesão cerebral pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas…

Perturbações Articulatórias

Consiste na produção incorreta de um ou mais sons.
Resulta de alterações das estruturas anatómicas do sistema orofacial (alterações na oclusão dentária, fenda palatina…) ou de alterações nas funções orais (hábitos de sucção da chupeta, do dedo, alterações da deglutição, alterações da respiração…)

Perturbações Motoras da Fala

Alterações na produção de fala causadas por um problema do foro neurológico.
Pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas, paralisia cerebral, paralisia facial…

Disfagia

Perturbação da alimentação numa das fases da passagem do alimento desde a boca até ao estômago.
Pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), paralisia cerebral, doenças genéticas…

Disfonia

Dificuldade de emissão de voz com as suas características naturais.
Pode ser causada por mau uso ou abuso vocal, fatores climáticos e ambientais, vícios (tabaco, álcool, drogas), alguns medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos…), fatores posturais e alimentares, inflamações, tumores…

Gaguez

O indivíduo (com mais de 4 anos) tem dificuldade em "passar de forma suave de um som para outro". Os principais comportamentos são o rompimento do fluxo do fluxo da mensagem, diminuição da velocidade e esforço físico e mental visível por parte do falante.

Taquifémia

Velocidade rápida ou irregular do discurso, número excessivo de disfluências e, por vezes, outros sintomas, como erros fonológicos e défice de atenção, causando insegurança nas produções verbais.

Alterações estruturais e funcionais da boca, da face e do pescoço.

Dificuldades de sucção (bebés e recém-nascidos pré-termo);
Hábitos orais prolongados no tempo (chupeta, biberão, sucção digital);
Respiração oral;
Fenda palatina;
Freio da língua curto;
Roncopatia;
Perturbação/Disfunção da articulação Temporomandibular (ATM);
Paralisia Facial Periférica;
Queimaduras da face e do pescoço;
Cancro da cabeça, boca e do pescoço;
PATOLOGIAS
Inês Peres Silva